Como Tudo Começou


 Se por acaso alguém se interessar em descobrir, aqui tem como tudo começou. E a história é bem longa.

Numa das reportagens das quais participei, disse para a mulher que Nienna tinha vindo do além, tipo inspiração divina. Ela riu da minha cara e eu não a culpo, porque, se eu estivesse no lugar dela, riria também. Mas, detesto ter que dizer, essa brisa de "não sei da onde veio" é mesmo verdade. Eu adoraria poder dizer que a ideia para Nienna surgiu de um momento bem poético, digno de uma pessoa com um intelecto fantástico e uma literiaridade estupenda. Não.

Eu estava na cozinha, comendo. Sentada sossegadinha numa cadeira desconfortável pra caramba que tinha aqui em casa. Aí, uma hora, eu decidi sonhar acordada e assim, do além, me veio a imagem de uma garota platinada, com cabelos longos e mais branca que eu, correndo (num uniformezinho ridículo de colegial) com umas borboletinhas em volta. Deve ter durado um segundo. Mas, quando ela sumiu, eu já sabia quem era, de onde veio, o que aconteceria, quem ela conheceria e como eu faria isso.

Eu sei, nada poético. Foi num belo lanche da tarde cheio de sono.

Levantei da mesa, vim para o computador e escrevi o primeiro capítulo. Mostrei para uma amiga (beijo Joh!) no mesmo dia e ela me incentivou a continuar. E eu continuei. Isso já faz uns 5 anos (pra mais).

Desde então, fiquei trabalhando no primeiro livro, O Cristal. Sim, 5 anos revisando, continuando, reescrevendo, desistindo e voltando pro mesmo livro. O máximo que eu tenho dos outros são três capítulos e várias páginas de planejamento que, se Deus quiser em breve, conseguirei transformar em romances. Ah, claro, e desenhos. Tenho muitos desenhos.

A questão é que, quando eu comecei a escrever, não tinha prática nenhuma e precisei melhorar muito minha escrita até eu reescrever pela última vez e finalmente ficar satisfeita com com o resultado. Mas a demora até não foi de todo ruim, pois nesse tempo todo pude repensar e amadurecer várias ideias, o que, provavelmente, deixará o resultado final da série muito melhor.

Em 2006 uma amiga (valeu Nin!) brigou comigo por eu não ter uma comunidade ainda. Eu falei que me sentia esquisita em fazer uma comunidade pra minha própria história e ela decidiu criar uma. Inclusive, a sinopse que eu uso em todos os lugares possíveis é dela, salvo alguns ajustes e adaptações feitos por mim. Mas ela foi a pessoa que impulsinou Nienna na rede e, portanto, merece seus méritos. Aliás, ela foi uma das primeiras pessoas (se não a primeira) a ler a primeira versão completa d'O Cristal e eu nunca vou me esquecer do que me disse assim que terminou: "Lin! Tá melhor que Meg Cabot!". Óbvio que não acreditei, mas a empolgação dela me motivou mesmo assim (risos). Na verdade, foi depois que me convenci das possibilidades de um dia conseguir publicar e a comunidade passou a crescer. Com o tempo minhas espectativas aumentaram grandiosamente e eu agradeço infinitamente a todos os membros da comunidade do Orkut. Se não fossem vocês, eu não estaria aqui, persistindo.

Enfim, até agora a história é essa. Mas, logicamente, não será interrompida aqui, pois quem aguentou 5 anos vai aguentar quantos mais forem necessários até conseguir publicar.

E me desejem sorte! Mês que vem as editoras do Brasil começarão a receber os originais de O Cristal. Se eles forem espertos, publicam! :DD

Beeeijos :***